Veja como parcelar IPVA atrasado com este guia (passo a passo)

Você sabe como proceder para parcelar o pagamento do IPVA atrasado do seu veículo?

Caso você, por algum motivo, tenha atrasado o pagamento da taxa do imposto do IPVA do seu veículo, não se desespere!

Saiba que você não precisa pagar todo o valor de uma só vez, ou seja, existe a possibilidade de parcelar o valor que está em atraso.

Com tantas dívidas para quitar todos os meses, ter uma conta extra para pagar é sempre um peso a mais para o bolso, não é mesmo?

Por mais que você faça um bom planejamento para os seus gastos rotineiros, fazer o pagamento do IPVA, por exemplo, certamente desestabiliza qualquer orçamento.

Por esse motivo, muitas pessoas não conseguem quitar a taxa do imposto do seu veículo no tempo certo e acabam atrasando o pagamento do IPVA.

Se esse for o seu caso, saiba que existe a possibilidade de parcelar o pagamento do IPVA de 2019 e também os atrasados de outros anos.

Essa é uma alternativa que certamente irá facilitar muito a regularização do seu débito.

Veja como proceder para efetuar o parcelamento do IPVA atrasado ou vencido

1 – Se você for o proprietário do veículo, vá até a Secretaria da Fazenda em que o automóvel está vinculado. Leve os documentos originais do veículo e faça a sua identificação para um dos atendentes (caso não seja o proprietário, você deverá apresentar uma procuração que lhe conceda os direitos cabíveis para a ação).

2 – É importante que você mantenha os documentos do veículo em mãos. Como é somente o proprietário do veículo que pode negociar o parcelamento, é fundamental que você leve os seus documentos originais (CPF e RG).

Você também deverá apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) do seu veículo.

3 – Fique atento às condições de débito do IPVA. Ainda no balcão de atendimento, você será informado do total da dívida (incluindo os juros e as multas) e das propostas de quitação.

Você deverá avaliar muito bem as propostas de pagamento e somente aceitá-las se tiver certeza de que terá condições de realizar o pagamento das parcelas.

4 – Você deverá concordar com a proposta de parcelamento acertada entre você e a pessoa que lhe atendeu. Assim, na mesma hora, será emitido o boleto de pagamento.

Esse documento será gerado de acordo com as condições estabelecidas durante a sua negociação com o atendente. Nele, constará o valor acordado, assim como o prazo de pagamento e as faturas.

5 – É preciso efetuar o pagamento de todos os boletos. Nessa etapa, você deverá efetuar o pagamento de todas as parcelas negociadas, a fim de regularizar a sua situação.

Com a apresentação do comprovante original de pagamento da primeira parcela do boleto, você evita riscos de apreensão do veículo.

Agora que você já sabe que é possível parcelar o IPVA atrasado e os passos que deve seguir na realização do processo, aproveite para ler este artigo até o final e atualize seus conhecimentos sobre esse imposto obrigatório para os proprietários de veículos.

Fonte: Dr. Multas