Cálculo Revisional em Financiamento de Veículos: Saiba Tudo Sobre!

Você já precisou recorrer ao cálculo revisional?

Talvez você nunca tenha escutado esse termo, mas saiba que talvez, em algum momento, você precisará saber o que de fato ele significa, pois é muito comum que seja necessário no caso de financiamento de veículos.

Aliás, como você deve saber, o financiamento de veículos representa uma considerável parcela das operações de vendas de automóveis novos e usados no Brasil.

Conforme o G1, até agosto deste ano, o financiamento de veículos somou 505.068 unidades de veículos.

É claro, o mercado comemorou os números, já que desde o mês de dezembro de 2014 esse período não registrava mais de meio milhão de veículos vendidos.

Ainda de acordo com o G1, com base nos dados da companhia de infraestrutura de mercado financeiro B3, do total de veículos financiados, 194.936 eram zero quilômetro. Já os usados somaram 310.132 nesse período.

Isso significa, em números, 3,5 milhões de veículos novos e usados financiados no país.

Dividindo por categorias, desse montante, o financiamento de automóveis foi o mais procurado e aprovado, representando 80% das operações, seguido pelas motocicletas que tiveram um aumento, em relação ao ano anterior, de 16,5% quando novas e 3% vendidas com algum tipo de financiamento.

Mas a categoria que mais aumentou em operações de financiamentos de veículos foram os caminhões.

Aliás, os financiamentos desse tipo de veículo merecem destaque já que, em relação ao ano anterior (2017) aumentou em 84,7% o número de veículos novos financiados no mesmo período.

Mas, como você bem sabe, o financiamento acontece a partir de um acordo entre a pessoa que está buscando adquirir um veículo e um banco.

Esse acordo, é claro, precisa de uma aprovação, assim como precisa corresponder às expectativas do proprietário e aos interesses do banco.

Caso você tenha passado por essa experiência, saberia me responder o que aconteceria se, após esse acerto, você tivesse vontade de rever o acordo feito entre você e o banco credor?

Seja porque a pessoa não está conseguindo organizar o valor acordado com o banco ou porque acha que o contrato apresenta alguma abusividade de contrato, saiba que isso é bastante comum de acontecer.

Portanto, rever o cálculo realizado nas parcelas do financiamento é muitas vezes bastante comum. Entretanto, de fato, não são muito fáceis de entender.

Para isso, escrevi este artigo, a fim de apresentar para você o que é uma ação revisional, que muitas vezes é capaz de recalcular o valor cobrado no financiamento, diminuindo até mesmo os juros das parcelas.

Fonte: Doutor Multas