A importância da documentação de seu veículo

Um dos processos que mais geram dúvidas entre as pessoas é na hora de fazer a transferência do veículos. Ao vender um carro ou moto, é preciso que o documento passe para o nome do novo dono, evitando assim futuros problemas e sem contar que é de extrema importância manter o documento em dia para não sofrer nenhuma penalidade das leis

A transferência é um processo simples, só é preciso preencher o Documento Único de Transferência, que fica no verso do Certificado do Registro do Veículo, autenticar todas as assinaturas do vendedor e do comprador, tirar a cópia de tudo e levar ao Detran para poder comunicar a venda.

Depois disso, será realizada uma vistoria no veículo e a pessoa que o comprou deverá levar a cópia da identidade e de seu cpf para ser atendido. Haverá a cobrada uma taxa de aproximadamente de R$ 149,21 e, por volta de cinco dias, o comprador já poderá pegar o documento no nome dele.

De acordo com que o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro fala sobre a transferência de propriedade. É preciso que o proprietário antigo mande para o Detran, no prazo de trinta dias, o comprovante da transferência assinado e datado. Senão caso contrário, ele receberá as penas que foram cometidas pelo comprador do veículo.

Outros documentos em dia

Fora do Imposto sobre a Domínio do Veículo Automotor, existe uma outra taxa para a qual os donos dos automóveis devem prestar atenção que é a do licenciamento do veículo.

O licenciamento é um processo anual e de origem obrigatória que pode ser realizado pelo site www.xavantecar.com.br onde se autoriza o veículo a circular pelas ruas e estradas, comprovando que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança para o setor automotivo. O que na realidade não acontece muito, pois a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, cujo é obrigatório ao motorista, não está vinculada a uma fiscalização rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros.

Penalidades

A documentação do carro, e o certificado que dá o registro e licenciamento dos veículos, é um documento de porte obrigatório que todos os automóveis devem possuir. O condutor que dirigir sem ele, mesmo que tenha realizado o pagamento do IPVA, poderá receber uma multa, e ter a apreensão de seu veículo. Se também não estiver com o IPVA ou licenciamento em dia você pode regulariza-lo por aqui www.xavantecar.com.br, para assim evitar problemas com o seu automóvel, pois é importante estar com tudo em dia, para que não venha surgir uma multa, ou a perda de seu veículo.

Caso você condutor tenha dúvidas a respeito de mais informações sobre a documentação de seu carro, busque as informações nos links acima, e não fique com a dúvida, pois são procedimentos muito importantes e que devem ser seguidos para não vir acontecer nenhum tipo de problema, o seu carro faz parte da família também, então cuide bem dele e de seus documentos para poder ir aonde quiser com ele.

Fonte: Blog Documentação